Quem sou eu

Minha foto
Hoje sou LITERALMENTE uma mae de primeira's, àvida a descobrir a cada dia o prazer de "ser-la"

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O desmame


Aquela estória de que quando nasce um filho, imediatamente surge uma mãe, não se deve levar ao pé da letra. No meu caso, a “mãe” se escondeu bem dentro de mim e foi trabalhoso achá-la (mas por fim encontrei-a).
Amamentar foi uma das tarefas mais dolorosas e difíceis que tive que aprender. Iniciou muito antes de Lucas chegar, com as pesquisas. Todos os dias, religiosamente, fazia exercícios no bico dos seios, passava bucha vegetal na hora do banho, a noite ainda tinha o momento da escovinha (escovava literalmente o bico para deixá-lo mais “rústico”, tinha vezes que ficava todo ferido e eu não agüentava tocar. Foi toda uma preparação para poder dar de mamar.
Na primeira mamada já acabei descobrindo que amamentar não era tão lindo como nos comerciais de margarina ou nas campanhas de aleitamento materno. O bebê não nasce sabendo sugar e nem a mãe “sabe ensinar”, é uma via de mão dupla que precisa de entrosamento imediato, pra que tanto um quanto o outro vá aprendendo o “movimento” até chegar no ponto certo.
Mas uma vez a população me enganou. Todos diziam: a dor da amamentação é só no primeiro mês. E ai passou um, dois, três, (eu rezando pra chegar aos 4, determinada a parar assim que voltasse a trabalhar) quatro, cinco meses e só ai a dor AMENIZOU, mas nunca passou por completo (acabou a licença e eu continuei dando o peito).
Em um dado momento, que não sei especificar qual, comecei a me achar indispensável na vida de Lucas por causa do peito, comecei a achar muito massa a dependência dele, gostava de vê-lo vir me “atacar” num desespero sem fim. E assim fui postergando o desmame porque não conseguia imaginar como seria não dar de mamar.
Até que um dia, chegando do trabalho, na hora de amamentar, me organizei, deixei ele todo confortável, botei o peito e ele sugou por um bom tempo, quando ficou satisfeito foi lá e mordeu (com seus lindos dentinhos recém nascidos). Fui no céu e voltei, mas decidi de imediato que tinha sido a última mamada. Sem traumas pra ele ou pra mim, o desmame foi findado quando Lucas completou exatos 08 meses. A sensação de dever cumprido existiu, mas ao mesmo tempo é como se cortasse o maior elo de ligação. São sentimentos que se misturam e não tem como ser explicado. Só vivendo pra saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário